8 Macetes do Enem
Imagine a seguinte situação: você é uma atleta e está prestes a correr uma maratona muito importante da sua vida, O que você normalmente faria? Obviamente, a rotina de treino seria intensiva, se preparando cada vez mais para conseguir o melhor resultado, cuidando também da alimentação, da mente e do corpo.
Então, com o Enem é a mesma situação. A maratona são as provas e você é o atleta. É necessário cuidar do corpo e do intelecto como se fosse encarar uma grande maratona.
Sabendo disso, preparamos oito macetes e dicas que vai ajudar a aliviar a tensão no dia da prova e que podem ser determinantes para um bom resultado no Enem ,são eles:
- Tire descansos de qualidade;
- Tenha concentração na prova;
- Saiba interpretar o que dizem os textos;
- Ter raciocínio é um ótimo caminho;
- Simplificar as contas pode ajudar no tempo;
- Começar pelas questões fáceis é uma boa;
- Estude bastante para a redação;
- Encontre um lugar sossegado para estudar.
1 - Tire descansos de qualidade
Por ser um exame muito importante para quem faz, é quase impossível não ficar tenso momentos antes de realizar a prova. Para aliviar essa tensão antes da prova, é muito importante ter momentos de descanso e lazer durante todo o período de preparação para a prova. Você precisa dormir bem à noite e ter momentos de lazer aos finais de semana, nos quais não pense em estudos nem provas.
Nos dias que antecedem a prova, é necessário que você descanse, se divirta ou faça alguma atividade física. Isso porque ninguém dará sua entrega máxima com o corpo e a mente cansados,e sim com o corpo e a mente bem preparados após uma longa jornada de estudos.
2 - Tenha concentração na prova
No dia da prova do Enem, concentre-se em fazer a prova, ou seja, não permita que preocupações com outros assuntos, conversas paralelas no corredor ou qualquer outra coisa tire seu foco. Mantenha a mente no objetivo de resolver corretamente todas as questões sobre temas que foram estudados.
3 - Saiba interpretar o que dizem os textos
Resolver as questões de matemática, por exemplo, não é somente ter conhecimentos matemáticos. Para resolver questões dessa disciplina, o estudante precisa estar atento a conhecimentos gerais. Além do mais, realizar uma excelente interpretação de texto para conseguir pegar o macete do que pede as questões.
Alguns erros em exames como o Enem são cometidos em algumas “pegadinhas”, por exemplo, ‘’ metade do valor x’’ e colocam ‘’ o valor exato de x '' em uma das alternativas. Por isso é importante que você marque, sublinhe e grife a questão e ao final dos cálculos, ele possa voltar a pergunta e avaliar se seu resultado realmente corresponde a questão.
4 - Ter raciocínio é um ótimo caminho
O aluno não deve somente se prender a fórmulas para realizar as questões do Enem. Claro que algumas, talvez a maioria delas, podem ser resolvidas com o uso das fórmulas, mas o Enem é feito para diversas habilidades em uma só questão. Portanto, interpretar corretamente uma questão para chegar a um resultado pode ser uma boa saída.
5 - Simplificar as contas pode ajudar no tempo
Suponha que, em alguma questão, aparece a divisão de 6200 por 300. Essa divisão pode ser simplificada de 62 para 3. Agora, por que não simplificar, por exemplo, 288 dividido por 60 para 24 dividido por 5. Para ambos os casos, o resultado é 4,8.
Essa lógica pode ser usada também para várias operações de matemática,sempre que possível, apenas compreendendo bem as propriedades dessas operações e os meios de simplificação que devem ser aprendidos nos momentos de estudo.
6 - Começar pelas questões fáceis é uma boa
Iniciar pelas questões fáceis é importante por conta do modelo estatístico utilizado para determinar a nota final na prova do Enem. Um estudante que acertar uma boa quantidade de questões fáceis e difíceis, de uma maneira equilibrada, tem uma nota melhor do que aquela que acertar muitas questões difíceis e poucas fáceis.
7 - Estude bastante para a redação
Não cometa o erro de deixar para estudar a redação no final por achar que já sabe o bastante sobre os principais assuntos da atualidade. Não caia nessa armadilha. Essa prova exige muito estudo constante e aprofundado de temas que muitas vezes são difíceis de tratar.
Conhecer bem o assunto proposto já é meio caminho andado. E ao final, o modelo do texto solicitado no Enem pede que você apresente uma solução para o problema. Por isso, dedique bastante tempo para pesquisar os principais assuntos de atualidades, os diversos pontos de vista, as saídas possíveis, etc.
Sabemos que a redação rende de 0 a 1.000 pontos e faz uma grande diferença no desempenho final da sua nota. Tirar zero é um pesadelo na certa!
8 - Encontre um lugar sossegado para estudar
Se você não tiver um lugar apropriado para estudar, nada do que citamos acima vai surtir efeito para você conseguir o objetivo.
Tente sempre procurar lugares e espaços mais calmos, com mínima interferência de pessoas e longe de distrações como, celular, TV, redes sociais, etc. Deixe tudo mais longe possível enquanto você estuda e só use a internet para pesquisar conteúdos que tenham a ver com o tema que estiver estudando no momento.