Entenda como montar a estrutura da redação do Enem
A estrutura que compõe o corpo de uma redação é feita por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas você domina a estrutura de cada parte? Sabe quais informações precisa apresentar e qual a melhor forma de desenvolver as ideias?
Para obter sucesso na elaboração da redação do Enem, o primeiro passo a se fazer é ter sempre em mente que o resultado de sua produção precisa estar dividido em três partes para atender o estilo dissertativo-argumentativo exigido pelo Enem. Faremos um passo a passo de como estruturar o seu texto e conquistar os avaliadores da redação do Enem, bora!
A estrutura da redação Enem
Tendo em mente as características citadas acima e de como explicamos, o modelo dissertativo-argumentativo é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. Além de necessitar da apresentação de uma proposta de intervenção.
A estrutura da redação do Enem funciona da seguinte forma:
- Introdução: A tese da problemática proposta na redação será apresentada. É na introdução que você fala resumidamente sobre o problema e o que está envolvido nele.
- Desenvolvimento: É aqui que se apresenta os argumentos para a sua proposta de intervenção, também chamada de solução para o problema.
- Conclusão: E por fim, na conclusão você expõe a sua proposta de resolução do problema para a problemática da redação. É onde você precisa juntar e amarrar todos os seus argumentos citados na estrutura anterior.
Introdução de uma redação
Chamamos de introdução à abertura do texto, onde você vai começar a falar sobre o assunto e incentivar o leitor a ter vontade de continuar a leitura.
Se espera que na introdução da sua redação do Enem, seja explorado a contextualização do tema, mostrando que você tem domínio sobre o que fala.
Como fazer a introdução
A introdução se caracteriza por três seguintes elementos:
- Trecho: a introdução precisa ser um trecho e não um texto completo. No entanto, ela precisa ser forte e marcante, então pense numa forma de deixar o leitor curioso.
- Transição: Essa técnica é utilizada para juntar as partes do texto para que ele faça sentido. É preciso prestar atenção ao passar da introdução para o desenvolvimento.
- Tese: por fim, a sua introdução precisa apresentar sua tese, que depois vai ser sustentada pelos argumentos do desenvolvimento. Não precisa explicar a tese já na introdução, mas citar que essa é sua solução e o leitor vai entender quando chegar a conclusão.
Outro ponto para ser levado em consideração é a quantidade de linhas disponíveis, o ideal é que sua introdução ocupe apenas um parágrafo.
Desenvolvimento de uma redação
O desenvolvimento é a parte que contém mais conteúdo, sendo a segunda parte da redação, logo após o desenvolvimento. Isso porque o candidato tem que defender no desenvolvimento, o seu ponto de vista e apresentar seus argumentos sobre o tema proposto.
É ideal que o desenvolvimento comece já no segundo parágrafo da redação e tenha, em média, dois parágrafos de duração. Com o tamanho da redação, entre 7 e 30 linhas, é importante que nunca se trabalhe com mais do que dois argumentos.
Como fazer o desenvolvimento
Temos algumas dicas de como trabalhar bem o seu desenvolvimento:
- Cite exemplos culturais ( livros, filmes, séries, etc.) relacionado ao tema;
- Use frases curtas e objetivas;
- Siga uma ordem cronológica ao apresentar os fatos;
- Use conectivos para que as frases curtas e objetivas não fiquem perdidas.
Conclusão
Por fim temos a conclusão, é nela que o candidato deve trazer uma reflexão que inclua tudo o que foi dito na redação até aquele ponto. É a partir dos argumentos apresentados nos parágrafos de desenvolvimento que se deve fazer a apresentação da proposta de intervenção na conclusão.
A conclusão também deve ser equivalente a introdução e estar contida em um parágrafo. Também é indicado que sejam usados conectores de conclusão, para dar a ideia de que seu texto está chegando ao fim.
É obrigatório o uso de título na redação do Enem?
Em edições recentes, o título não tem sido obrigatório. Isso significa que se o candidato quiser, ele pode colocar o título, mas não perderá pontos se não colocar. Porém, sempre leia o edital porque essa regra pode mudar.
Título na redação não é obrigatório, mas é considerado pelos avaliadores como uma linha extra de texto.Então, se você estiver precisando completar mais linhas, pode ser uma saída.
Práticas de como fazer uma redação no Enem
Agora que você já sabe como funciona a estrutura da redação para que você consiga se sair bem na hora da aplicação da prova, mostraremos para você, algumas outras dicas valiosas que irão te ajudar a ter mais facilidade na hora de dissertar sua redação.
Leia e compreenda o tema
A fuga do tema pode zerar sua redação, então tenha a certeza sobre esse aspecto antes de começar a estruturar a redação. Faça as seguintes perguntas para você mesmo:
- Qual é o tema geral?
- Qual é o foco do tema geral apresentado?
- Qual é a problematização?
Ter o tema esclarecido ajuda a pensar nos argumentos e na proposta de intervenção.
Analise os textos de apoio
Leia e compreenda a intenção por trás desses textos, como eles podem te ajudar a esclarecer o tema e como você vai utilizá-los para chegar em seus argumentos. Saiba principalmente quais são as informações que o texto apresenta, e então, sublinhe e anote o que for necessário.
Defina um ponto de vista a defender
Pense em qual é a sua posição diante do problema apresentado no tema e quais são seus dois principais argumentos para ter esse posicionamento.
A partir daí, você já pode pensar na intervenção que quer propor para o leitor. Porém, sempre tenha em mente que ela precisa respeitar os direitos humanos.
Crie um rascunho organizado
Você pode criar um rascunho com pontos-chave ou escrever o rascunho da redação, tudo vai depender de como está o seu tempo de prova também. O importante é saber o que você vai citar em cada parágrafo e como as ideias vão se conectarem umas com as outras.
Criar um rascunho pode te ajudar a não esquecer de algumas ideias, referências ou até mesmo dados estatísticos para que você possa aplicar na redação.
Passe a limpo com atenção
Por fim, o último estágio da criação e uma dica importante a seguir é: evite fazer mudanças no texto quando chegar a hora de passar a limpo o seu rascunho, porque no meio do nervosismo da prova, você pode cometer algum erro de construção de frase ou se perder no texto e isso pode acabar afetando o seu desempenho.