logo_opgp

Profissão: Publicitário / Designer Gráfico com José Neto

blog-opgp-4

Qual sua profissão?

Publicitário / Designer Gráfico.

O que te levou a escolher essa profissão?

O gosto pela arte, por desenho, mas principalmente porque eu sempre gostei de personalizar minhas coisas e sempre quis trabalhar com o que eu gosto.

Quais os desafios você enfrentou para chegar até aqui?

Os desafios são vários e constantes, mas acredito que um dos que mais me marcaram foi à dificuldade por reconhecimento. As pessoas não valorizam muito o trabalho de um Designer Gráfico, ou de um publicitário, mas as coisas estão mudando e acredito que hoje o cenário é bem mais receptivo na área.

Você gosta da sua profissão?

Amo, adoro o fato de tornar visível a ideia das pessoas, por mais difícil e desafiador que isso seja.

Quais as dificuldades você encontra nessa profissão?

Na profissão existem várias dificuldades, mas acredito que o reconhecimento é de fato o pior deles. Muita gente acha que criar um logotipo, por exemplo, é uma tarefa simples que qualquer um, sem o mínimo conhecimento, pode fazer, "basta saber mexer no photoshop" é o que muitos dizem. Triste isso!

Sua profissão é valorizada? Por quê?

Apesar das dificuldades por reconhecimento que mencionei, acredito que a área vem ganhando bastante destaque com a ascensão das redes sociais como principais canais de comunicação das empresas com seus públicos. O setor publicitário vem ganhando cada vez mais reconhecimento e consequentemente valorização.

O que te motiva a continuar nessa profissão?

São tantos motivos, mas acho que no final das contas, o que mais pesa é a satisfação em trabalhar com algo que gosto. Poder trabalhar com algo que temos facilidade e desenvoltura é realmente satisfatório.

Você sempre quis ter essa profissão?

Quando criança sonhava em ser piloto de caça da aeronáutica, mas por falta de oportunidades não consegui trilhar esse caminho. Por outro lado, sempre gostei muito de desenhar e sonhava em poder trabalhar com algo do tipo, fosse ilustrando ou criando, contanto que fosse arte!

O que te faria desistir dela?

Acho que se um dia eu desistir de trabalhar profissionalmente com design e publicidade seria por questões financeiras, porém, ainda assim continuarei fazendo por hobby, não me vejo num futuro completamente afastado dessas coisas. Isso é uma parte de mim, do meu caráter e nunca vou me desfazer disso.

O que você falaria para as pessoas que pensam em seguir essa mesma profissão?

Tenham garra e acreditem em seu potencial. Críticas sempre existirão e chegarão da maneira mais covarde possível, mas busque se aprimorar e superar seus limites sempre. Mostre que você tem potencial e se desafie a sempre sair da zona de conforto. Saiba lidar com as críticas e utilizá-las a seu favor.

Posts Relacionados

ASSISTA AGORA

Histórias reais sobre a vida, protagonismo, e como sonhos se tornam realidade.

#enem #vestibular #carreira #pais #frustrações #desafios #escolhas #transformação

#O QUE VOCÊ VAI MUDAR NO MUNDO?

Dê o Próximo Passo e faça um teste de interesse profissional e orientação de carreira. Descubra seus talentos e encontre os melhores caminhos para desenvolver a sua essência profissional através de uma carreira que tenha tudo a ver com você.

 
orientacao-profissional-square